DETALHES DO TREINAMENTO

Objetivo:

Capacitar servidores públicos para confeccionar e desenvolver o PLS interno âmbito da Administração Pública, conhecendo e utilizando os instrumentos de gestão para alcançar sustentabilidade com o uso eficiente dos recursos naturais e financeiros.

Da base leal para realização do PLS:

O Decreto nº 7.746/2012 que regulamenta a promoção do Desenvolvimento Nacional Sustentável, em seu art. 16 aduz que “A administração pública federal direta, autárquica e fundacional e as empresas estatais dependentes deverão elaborar e implementar Planos de Gestão de Logística Sustentável”. Em adição a este dispositivo foi editado pelo antigo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, através da Secretaria de Logística da Informação, a Instrução Normativa nº 10/2012 que estabelece regras para elaboração do PLS. Por fim, em setembro/2019 foi publicado Decreto nº 10.024 (novo Regulamento do Pregão eletrônico) onde, dentre outras inovações, condicionou o desenvolvimento sustentável como um princípio e dispôs no art. 2º § 1º que “O princípio do desenvolvimento sustentável será observado nas etapas do processo de contratação, em suas dimensões econômica, social, ambiental e cultural, no mínimo, com base nos planos de gestão de logística sustentável dos órgãos e das entidades.”

Contextualização:

O Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) é uma ferramenta de planejamento que possibilitará estabelecer práticas de sustentabilidade e de racionalização dos gastos institucionais e dos processos administrativos, caracterizando uma agenda estruturante para uma atuação socioambientalmente correta. Trata-se de um documento que servirá apara auxiliar a gestão na condução de ações internas, tornando-se assim, essencial e necessária para atingimento da eficiência no uso de recursos na Administração Pública. Entretanto, há muitas dificuldades em sua implementação, a qual exige uma convergência entre os pilares do desenvolvimento econômico, eqüidade social e proteção ambiental e para que isso aconteça a capacitação dos gestores é indispensável.

As mudanças e a inclusão de políticas públicas sustentáveis devem ser priorizadas, bem como o envolvimento de lideranças políticas e o engajamento dos cidadãos. As mudanças estruturais devem ser planejadas para tratar todos os níveis de consumismo e a utilização desenfreada dos recursos naturais. Neste cenário atual, deve-se considerar o papel estratégico do governo na adoção do desenvolvimento sustentável, principalmente por ser grande consumidor de bens de consumo. Cabe a ele incentivar e propor mudanças, desenvolver projetos e ações que estimulem a excelência na gestão ambiental. A implantação do PLS nas instituições públicas tem o objetivo de inserir uma nova cultura organizacional na Administração, além de melhorar a qualidade da gestão da res pública com redução de desperdícios, sensibilização dos colaboradores para as questões socioambientais e incentivo ao desenvolvimento de novas ações internas que favorecem o cumprimento da norma quando “manda” que a gestão promova sustentabilidade.

Público alvo:

Servidores Públicos ou terceirizados, de todos os níveis, interessados no conhecimento teórico e prático da técnica de estratégia, planejamento e gestão ambiental.

Conteúdo programático:

Histórico e contextualização:
– Evolução da legislação ambiental no Mundo e no Brasil;
– Compromissos internacionais assumidos pelo Brasil relacionados a Gestão Ambiental;
– Principais conceitos relacionados a matéria;
– Princípios e instrumentos ambientais usados na gestão ambiental.

Legislação:
– Principais instrumentos normativos relacionados a matéria ambiental e importantes para a gestão ambiental.

Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P):
– Surgimento, objetivos e aplicabilidade na prática.
– Abordagens teórica dos eixos temáticos
* Uso racional dos recursos naturais e bens públicos;
* Gestão de Resíduos Sólidos;
* Qualidade de Vida no Ambiente do Trabalho;
* Sensibilização e Capacitação dos Servidores; e
* Licitações Sustentáveis.

Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS):
– Fundamentos e Conteúdo;
– Elaboração do Plano de Ação;
– Requisitos para formação de Comissão Gestora do PLS;
– Iniciativas que subsidiam a implantação do PLS.
– Instrumentos de Gestão Ambiental (Análise SWOT, Etiquetagem, Normas Série ISO 14000);
– Subsídios para elaboração do PLS.

Estudo de Casos e Dinâmicas de Grupo:
– Construção de cenários simulando realidades dos órgãos;
– Aplicação de testes para avaliação e diagnóstico de situações na unidade;
– Eventos do cotidiano (situações concretas);
– Técnicas de sensibilização e conscientização;
– Dinâmica: Por que é tão difícil mudar ?
– Oficina de criação de PLS com apresentação em Plenária.

Palestrante

Dr. Jander Leal
Formado em Economia e Direito

Formado em Economia e Direito, com pós-graduação nas áreas de Gestão Pública e de Contratos, Gestão Ambiental e Economia Internacional. Possui 20 anos de atuação na Administração Pública, tendo participado de comissões técnicas e grupos de trabalhos para diversas prefeituras e órgãos públicos. Ministra cursos na área de licitações, sustentabilidade e contratos e atua como consultor para as prefeituras de São Gonçalo, Teresópolis, Magé e Rio de Janeiro. Teve participação no projeto de lei para implantação de pregões eletrônicos nas prefeituras de Japeri e Paracambi, e também de projetos junto ao SERPRO, para a implantação do Sistema de Licitações Sustentáveis no Comprasnet. Autor de diversos artigos em jornais e revistas, atualmente é Encarregado da Seção de Licitações e Contratos em órgão público federal no Rio de Janeiro.

Metodologia:

Curso ministrado em ambiente virtual e totalmente ao vivo.
Interação com o instrutor do curso em tempo real durante todo o curso ao vivo.

Treinamento realizado em 02 dias
Carga Horária Total: 14 horas de capacitação
Horários: período da manhã das 09:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h

Investimento por participante:

R$ 1.490,00

(um mil quatrocentos e noventa reais)

INCLUSO POR INSCRIÇÃO:

  • Apostila do curso exclusiva com conteúdo específico disponibilizado totalmente online, enviada ao participante através de e-mail;
  • Acesso a Plataforma virtual de ensino durante toda a duração do curso;
    É vedada a captação de som ou imagem das aulas, bem como o seu compartilhamento por qualquer meio ou mídia;
  • Cada senha de acesso à sala virtual dá direito a um único acesso e certificação. A senha não deve ser compartilhada;
  • Acompanhamento de monitor em sala para melhor atender os participantes, durante todo o treinamento;
  • Será disponibilizado um Grupo de WhatsApp por 15 dias, para que todos os participantes possam tirar suas dúvidas;
  • Certificado digital válido por todo Brasil e disponível em nosso site por tempo indeterminado, com conteúdo programático e carga horária;
  • Replay – As aulas poderão ser assistidas por até 7 dias após sua realização; mediante cadastro no sistema e autorização pela Licidata para o acesso (só será liberado o acesso aos alunos que participaram do treinamento)

PAGAMENTO

O pagamento da inscrição deverá ser efetuado em nome de:
RBR TREINAMENTOS E EVENTOS LTDA. CNPJ 25.406.054/0001-82

Envio de Nota de Empenho/Ordem de Serviço ou Autorização de Fornecimento, com posterior pagamento em uma das contas bancárias indicadas

BRADESCO (237)

  • AGÊNCIA 5750
  • CONTA 613154-9

PIX

  • 41999300135
  • 25406054000182

Para o mercado privado, outras opções de pagamento estarão disponíveis, como:
• Boleto
• Transferência bancária ou Depósito