DETALHES DO TREINAMENTO

Objetivo:

Pregoeiros, compradores públicos, fiscais, gestores de contratos, e demais servidores que atuam na logística pública.

Público alvo:

Este curso visa preparar os agentes públicos para a realização das atividades de pesquisa de mercado, definição do preço de referência dos processos licitatórios e na negociação da contratação pública em geral, de acordo com as normas legais, jurisprudências do TCU e ferramentas do Portal de Compras Governamentais.

Principais tópicos:
  • Unidade I – Visão Sistêmica da Contratação Pública;
  • Unidade II – Pesquisa de mercado e estimativa do preço de referência;
  • Unidade III – Negociação das contratações públicas;
  • Unidade IV – Prática de pesquisa de mercado e negociação no Portal Comprasnet.
Conteúdo programático:

Visão sistêmica da contratação pública:

  • Conceito e finalidade de Licitação;
  • Breve histórico da Licitação após a Constituição Federal de 1988;
  • Modalidades e tipos de Licitação;
  • Diferença entre Projeto Básico e Termo de Referência;
  • Noções de Sistema de Registro de Preços;
  • Fases da Contratação Pública.

Pesquisa de Mercado e Estimativa do Preço de Referência

  • A importância da pesquisa de mercado;
  • Como realizar a pesquisa de mercado;
  • Falhas mais frequentes na pesquisa;
  • Posicionamento atual do TCU sobre a pesquisa de preço;
  • Instruções Normativas n. 05/2014 e suas atualizações do MPOG;
  • Principais fontes de pesquisa de mercado;
  • Valor estimado e preço máximo da licitação;
  • Obrigatoriedade de divulgar os valores estimado ou máximo no edital;
  • Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF;
  • Os benefícios das ME’s e EPP’s nas licitações e a importância da pesquisa de mercado para o adequado atendimento da LC 123/06 e suas atualizações.

Negociação nas Contratações Públicas

  • A necessidade de negociar as contratações públicas;
  • A importância do conhecimento das normas legais para a efetiva negociação;
  • A importância do pregoeiro como negociador da administração pública;
  • Verificação dos itens que merecem maior atenção nos certames;
  • Análise do comportamento do mercado;
  • A importância de uma adequada pesquisa de mercado na fase de planejamento da contratação e no momento da contratação;
  • A viabilidade de negociação de cláusulas contratuais;
  • As possíveis formas de negociação;
  • A negociação aplicada às licitações por Sistema de Registro de Preços;
  • Renegociação de Atas de Registro de Preços e de Contratos.

Prática de Pesquisa de Mercado e Negociação no Portal de Compras Governamentais;

  • Ambientação do Portal de Compras Governamentais;
  • Verificação das Atas das licitações por Pregão Eletrônico;
  • O SICAF como ferramenta para auxílio na pesquisa de mercado;
  • Prática de pesquisa de mercado, conforme a IN 05/2014 e suas atualizações do MPOG;
  • Simulação de pesquisa de mercado no sistema Painel de Preços;
  • Simulação de negociação entre pregoeiros e fornecedores na fase externa do pregão eletrônico, utilizando o chat do Portal de Compras Governamentais (COMPRASNET).
Palestrante:

VINICIUS DE LIMA E SILVA MARTINS

Mestre em Gestão e Estratégia e Graduado em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Especialista em Pregão Eletrônico e em Formação de Gestores de Contratos pela WPÓS. Servidor Federal do Ministério da Saúde, atuou como Subsecretário de Compras e Suprimentos, como Subsecretário da Secretaria Municipal de Saúde e como Subsecretário de Auditoria Interna da Prefeitura Municipal de São Gonçalo/RJ. Também exerceu as funções de Coordenador de Administração e Chefe de Compras do Hospital Federal do Andaraí; Chefe da Divisão de Licitações do Departamento de Gestão Hospitalar, Presidente de Comissão de Licitação e Pregoeiro do Hospital Federal da Lagoa. Atua como Professor de MBA e Cursos de Extensão em Licitações e Contratos, com ênfase em Pregão Eletrônico e na Formação de Pregoeiros, agentes da área de Suprimentos, Gestores e Fiscais de Contratos.

Metodologia:

Exposição dialogada, discussões, exemplos prático e simulação no Portal de Compras Governamentais (COMPRASNET).

Curso ministrado em ambiente virtual e totalmente ao vivo.
Interação com o instrutor do curso em tempo real durante todo o curso ao vivo.

Treinamento realizado em 02 dias
Carga Horária Total: 12 horas de capacitação
Horários: período da manhã das 09h às 12h e a tarde das 14h às 17h

Investimento por participante:

R$ 1.250,00

(um mil duzentos e cinquenta reais)

INCLUSO POR INSCRIÇÃO:

Apostila do curso exclusiva com conteúdo específico disponibilizado totalmente online, enviada ao participante através de e-mail; 

Acesso a Plataforma virtual de ensino durante toda a duração do curso;

Acompanhamento de monitor em sala para melhor atender os participantes, durante todo o treinamento;

Será disponibilizado um Grupo de WhatsApp por 15 dias, para que todos os participantes possam tirar suas dúvidas;

Certificado digital válido por todo Brasil e disponível em nosso site por tempo indeterminado, com conteúdo programático e carga horária;

FORMAS DE PAGAMENTO:

Aceitamos:

NOTA DE EMPENHO(NE);

ORDEM DE SERVIÇO (OS);

DEPOSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA E

CARTÃO DE CRÉDITO (2X SEM JUROS).

DADOS DA EMPRESA:

O pagamento ou preenchimento de empenho da inscrição deverá ser efetuado em nome de RBR TREINAMENTOS E EVENTOS LTDA. CNPJ 25.406.054/0001-82

Rua R. Lourenço Pinto, 196 | Centro Curitiba – PR | CEP: 80010-160
Telefones: (41) 3043-0070  | 41 9 9930-0135

DADOS BANCÁRIO: