DETALHES DO TREINAMENTO
A Instrução Normativa nº 05 de 26 de maio de 2017 expedida pela Secretaria de Gestão do MPDG evidencia-se como um dos dispositivos mais eficazes para o atendimento das necessidades da Administração Pública no que concerne à contratação de prestação de serviços, sejam continuados ou por escopo.
A norma surge com a ideia de melhorar a legislação anterior – Instrução Normativa nº 02/08 da SLTI/MPOG –conciliando diretrizes e jurisprudências do TCU, Orientações Normativas da AGU, bem como boas práticas administrativas estabelecidas em manuais e cartilhas quanto à gestão e a fiscalização dos contratos administrativos de serviços, notadamente àqueles relacionados à mão de obra exclusiva.
Nesse contexto, a legislação é estruturada em três fases: Planejamento da Contratação, Seleção do Fornecedor e Gestão do Contrato, sendo cada qual planejada de forma integrada visando obstar falhas e lacunas com o propósito de permitir uma gestão contratual mais proativa e eficiente, servindo de fonte de informações para as futuras ontratações. Nesse curso daremos mais destaque a 3ª fase – Gestão e fiscalização dos contratos administrativos – ressaltando as principais novidades, alterações e boas práticas administrativas estabelecidas na IN 05/2017 e recente alteração pela Instrução Normativa 49/2020 do Min. Economia, de 30/06/2020, no do decreto 9507/2018, bem como as orientações do Tribunal de Contas da União.
O curso em epígrafe tem como objetivo capacitar os servidores públicos e demais interessados com conhecimentos necessários sobre os procedimentos da gestão e fiscalização dos contratos administrativos à luz da IN 05/2017 MPDG, do Decreto 9507/2018 e do Tribunal de Contas da União, com enfoque para adoção de boas práticas que viabilizem o aumento da eficiência na atuação desses profissionais.
a) Identificar as atribuições e responsabilidades dos fiscais e do gestor do contrato e as consequências de suas ações e omissões.
b) Dominar os principais procedimentos de formalização e execução dos contratos de compras e de serviços, especialmente procedimentos relativos à vigência, prazo de execução ou entrega, à prorrogação contratual; as alterações quantitativa e qualitativa; a revisão, o reajuste e a repactuação; o recebimento e o ateste de nota fiscal; a retenção e a glosa de pagamento; a aplicação de penalidades, garantias e a rescisão contratual.
c) Compreender as recomendações da IN 05/2017 MPOG, e do Decreto 9 507/2018 – afetas à matéria –, aplicando-as à gestão de contratos administrativos.
d) Compreender os principais entendimentos e as recomendações do TCU e dos tribunais superiores sobre o assunto.
e) Aplicar as boas práticas para uma gestão de contratos eficiente e identificar as formas de afastar apontamentos e responsabilizações pelos órgãos de controle.
Servidores públicos da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal, gestores e fiscais de contratos administrativos, e demais interessados envolvidos direta ou indiretamente nos procedimentos afetos à gestão e fiscalização de contratos administrativos.
I. INTRODUÇÃO À IN 05/2017 – SEGES/MPDG
- Das fases de Planejamento, Seleção do fornecedor e Gestão e Fiscalização Contratual
- Procedimentos importantes no planejamento da contratação (Documento de formalização da demanda – DFD, equipe de planejamento, Estudos Técnicos Preliminares -ETP, Gerenciamento de riscos-GR, Instrumento de Medição de Resultado – IMR, Pesquisa de Preços – IN 73/2020, dentre outros)
II. A GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DO CONTRATO NA IN 05/2017 MPOG E NO DECRETO 9.507/2018
- Das atividades de gestão e fiscalização na execução do contrato
- Distinção entre gestão e fiscalização do contrato
- As figuras do gestor e do fiscal de contrato
- Atribuição do Fiscal e do Gestor do contrato
- Fiscalização do contrato da administração – controles permanentes
- *Perfil do fiscal / Gestor
- *Designação formal
- *Formalização e poderes a ele conferidos
- *O Gestor e o fiscal podem recusar a designação?
- *Fiscalização por equipe – Segregação de funções
- *Assessoramento ao fiscal do contrato
- Responsabilidade do gestor e fiscal de contratos perante os órgãos de controle
III. PROCEDIMENTOS DE ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO DA EXECUÇÃO CONTRATUAL
- Fiscalização inicial do contrato – momento em que a prestação é iniciada
- Registro de ocorrências: autuação de processo específico
- A importância da reunião inicial com o preposto
- Rotinas de fiscalização diária, mensal e específica.
- Evitar ordens diretas da administração dirigidas aos terceirizados
- Fiscalização mensal / especial / por amostragem
- Fiscalização quando da extinção ou rescisão dos contratos
- Providências em caso de indícios de irregularidade
- Fiscalização do cumprimento das obrigações fiscais
- Fiscalização do cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias
IV. DAS DISPOSIÇÕES CONTRATUAIS
- Procedimento iniciais à contratação;
- Prerrogativas da administração
- Requisitos da formalização da contratação;
- Duração dos Contratos;
- Prazo de vigência dos contratos administrativos
- Prorrogação dos contratos
V. EXECUÇÃO / INEXECUÇÃO / RESCISÃO DO CONTRATO ADMINISTRATIVO
- Execução do contrato
- Recebimento do objeto contratual
- Liquidação e pagamento das despesas
- *Atestação – O participação do fiscal e do gestor no ateste da NF
- *Adimplemento das obrigações contratuais
- *Liquidação da despesa
- *Regularidade fiscal, trabalhista e previdenciária
- *Possibilidade de retenção ou glosa?
- *Recomendação do TCU pelo Acórdão 1214/2013 plenário e as disposições da IN /SEGES 05/2017 quanto à retenção dos pagamentos devidos à contratada
- Alterações contratuais
- Formalização das alterações contratuais
- *Alteração unilateral/por acordo entre as partes
- Reajuste, revisão e repactuação
- Inadimplemento e rescisão contratual
- Das Sanções Administrativas aplicáveis
- Extinção e rescisão do contrato administrativo

Lúcio Costa
Pós-Graduado em Direito
É professor da Escola Nacional da Administração Pública (ENAP), professor da Escola da Administração Fazendária (ESAF), professor da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), professor da Escola de Ead/PGR/MPF (Ministério Público Federal), professor/instrutor do MPT (Ministério Público do Trabalho), e professor colaborador em diversas Instituições públicas e privadas ministrando cursos na área de Convênios, Licitações e Contratos administrativos, e outros temas congêneres em cursos em EAD e presenciais.
Possui pós-graduação em Direito Público pela Universidade Metodista, pela Faculdade Processus e pela Escola da Magistratura do Distrito Federal.
É servidor público federal com lotação na Procuradoria-Geral do Trabalho/MPT/MPU. Atuou no Controle Interno do MMA, na Consultoria Jurídica do MPDFT, e na Assessoria Jurídica do Procurador-Geral do Trabalho.
Participou do Evento Online e Ao Vivo: Semana de Capacitação em Excelência para a Aquisição Pública, 40hrs de Capacitação, realizado em agosto/2020 pela empresa Licidata Cursos, além de ministrar vários treinamentos online e ao vivo no decorrer de 2020 pela empresa
Curso ministrado em ambiente virtual e totalmente ao vivo.
Interação com o instrutor do curso em tempo real durante todo o curso ao vivo.
Treinamento realizado em 02 dias
Carga Horária Total: 16 horas de capacitação
Horários: período da manhã das 08:30h às 12:30h e das 14:00h às 18:00h
Investimento por participante:
R$ 1.590,00
(um mil quinhentos e noventa reais)
INCLUSO POR INSCRIÇÃO:
- Apostila do curso exclusiva com conteúdo específico disponibilizado totalmente online, enviada ao participante através de e-mail;
- Acesso a Plataforma virtual de ensino durante toda a duração do curso;
É vedada a captação de som ou imagem das aulas, bem como o seu compartilhamento por qualquer meio ou mídia; - Cada senha de acesso à sala virtual dá direito a um único acesso e certificação. A senha não deve ser compartilhada;
- Acompanhamento de monitor em sala para melhor atender os participantes, durante todo o treinamento;
- Será disponibilizado um Grupo de WhatsApp por 15 dias, para que todos os participantes possam tirar suas dúvidas;
- Certificado digital válido por todo Brasil e disponível em nosso site por tempo indeterminado, com conteúdo programático e carga horária;
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Replay – As aulas poderão ser assistidas por até 7 dias após sua realização; mediante cadastro no sistema e autorização pela Licidata para o acesso (só será liberado o acesso aos alunos que participaram do treinamento)
PAGAMENTO
O pagamento da inscrição deverá ser efetuado em nome de:
RBR TREINAMENTOS E EVENTOS LTDA. CNPJ 25.406.054/0001-82
Envio de Nota de Empenho/Ordem de Serviço ou Autorização de Fornecimento, com posterior pagamento em uma das contas bancárias indicadas

BRADESCO (237)
- AGÊNCIA 0489
- CONTA 7154-4
PIX
- 41999300135
- 25406054000182
Para o mercado privado, outras opções de pagamento estarão disponíveis, como:
• Boleto
• Transferência bancária ou Depósito