This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
DATAS ONLINE: 14 e 15/FEV/2022
DETALHES DO TREINAMENTO
A Instrução Normativa nº 05 de 26 de maio de 2017 expedida pela Secretaria de Gestão do MPDG evidencia-se como um dos dispositivos mais eficazes para o atendimento das necessidades da Administração Pública no que concerne à contratação de prestação de serviços, sejam continuados ou por escopo. A norma surge com a ideia de melhorar a legislação anterior – Instrução Normativa nº 02/08 da SLTI/MPOG –conciliando diretrizes e jurisprudências do TCU, Orientações Normativas da AGU, bem como boas práticas administrativas estabelecidas em manuais e cartilhas quanto à gestão e a fiscalização dos contratos administrativos de serviços, notadamente àqueles relacionados à mão de obra exclusiva.
Nesse contexto, a legislação é estruturada em três fases: Planejamento da Contratação, Seleção do Fornecedor e Gestão do Contrato, sendo cada qual planejada de forma integrada visando obstar falhas e lacunas com o propósito de permitir uma gestão contratual mais proativa e eficiente, servindo de fonte de informações para as futuras ontratações. Nesse curso daremos mais destaque a 3ª fase – Gestão e fiscalização dos contratos administrativos – ressaltando as principais novidades, alterações e boas práticas administrativas estabelecidas na IN 05/2017 e recente alteração pela Instrução Normativa 49/2020 do Min. Economia, de 30/06/2020, no do decreto 9507/2018, bem como as orientações do Tribunal de Contas da União.
O curso em epígrafe tem como objetivo capacitar os servidores públicos e demais interessados com conhecimentos necessários sobre os procedimentos da gestão e fiscalização dos contratos administrativos à luz da IN 05/2017 MPDG, do Decreto 9507/2018 e do Tribunal de Contas da União, com enfoque para adoção de boas práticas que viabilizem o aumento da eficiência na atuação desses profissionais.
a) Identificar as atribuições e responsabilidades dos fiscais e do gestor do contrato e as consequências de suas ações e omissões.
b) Dominar os principais procedimentos de formalização e execução dos contratos de compras e de serviços, especialmente procedimentos relativos à vigência, prazo de execução ou entrega, à prorrogação contratual; as alterações quantitativa e qualitativa; a revisão, o reajuste e a repactuação; o recebimento e o ateste de nota fiscal; a retenção e a glosa de pagamento; a aplicação de penalidades, garantias e a rescisão contratual.
c) Compreender as recomendações da IN 05/2017 MPOG, e do Decreto 9 507/2018 – afetas à matéria –, aplicando-as à gestão de contratos administrativos.
d) Compreender os principais entendimentos e as recomendações do TCU e dos tribunais superiores sobre o assunto.
e) Aplicar as boas práticas para uma gestão de contratos eficiente e identificar as formas de afastar apontamentos e responsabilizações pelos órgãos de controle.
Servidores públicos da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal, gestores e fiscais de contratos administrativos, e demais interessados envolvidos direta ou indiretamente nos procedimentos afetos à gestão e fiscalização de contratos administrativos.
I. INTRODUÇÃO À IN 05/2017 – SEGES/MPDG
• Das fases de Planejamento, Seleção do fornecedor e Gestão e Fiscalização Contratual
• Procedimentos importantes no planejamento da contratação (Documento de formalização da demanda – DFD, equipe de planejamento, Estudos Técnicos Preliminares -ETP, Gerenciamento de riscos-GR, Instrumento de Medição de Resultado – IMR, Pesquisa de Preços – IN 73/2020, dentre outros)
II. A GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DO CONTRATO NA IN 05/2017 MPOG E NO DECRETO 9.507/2018
• Das atividades de gestão e fiscalização na execução do contrato
• Distinção entre gestão e fiscalização do contrato
• As figuras do gestor e do fiscal de contrato
• Atribuição do Fiscal e do Gestor do contrato
• Fiscalização do contrato da administração – controles permanentes
• *Perfil do fiscal / Gestor
• *Designação formal
• *Formalização e poderes a ele conferidos
• *O Gestor e o fiscal podem recusar a designação?
• *Fiscalização por equipe – Segregação de funções
• *Assessoramento ao fiscal do contrato
• Responsabilidade do gestor e fiscal de contratos perante os órgãos de controle
III. PROCEDIMENTOS DE ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO DA EXECUÇÃO CONTRATUAL
• Fiscalização inicial do contrato – momento em que a prestação é iniciada
• Registro de ocorrências: autuação de processo específico
• A importância da reunião inicial com o preposto
• Rotinas de fiscalização diária, mensal e específica.
• Evitar ordens diretas da administração dirigidas aos terceirizados
• Fiscalização mensal / especial / por amostragem
• Fiscalização quando da extinção ou rescisão dos contratos
• Providências em caso de indícios de irregularidade
• Fiscalização do cumprimento das obrigações fiscais
• Fiscalização do cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias
IV. DAS DISPOSIÇÕES CONTRATUAIS
• Procedimento iniciais à contratação;
• Prerrogativas da administração
• Requisitos da formalização da contratação;
• Duração dos Contratos;
• Prazo de vigência dos contratos administrativos
• Prorrogação dos contratos
V. EXECUÇÃO / INEXECUÇÃO / RESCISÃO DO CONTRATO ADMINISTRATIVO
• Execução do contrato
• Recebimento do objeto contratual
• Liquidação e pagamento das despesas
• *Atestação – O participação do fiscal e do gestor no ateste da NF
• *Adimplemento das obrigações contratuais
• *Liquidação da despesa
• *Regularidade fiscal, trabalhista e previdenciária
• *Possibilidade de retenção ou glosa?
• *Recomendação do TCU pelo Acórdão 1214/2013 plenário e as disposições da IN /SEGES 05/2017 quanto à retenção dos pagamentos devidos à contratada
• Alterações contratuais
• Formalização das alterações contratuais
• *Alteração unilateral/por acordo entre as partes
• Reajuste, revisão e repactuação
• Inadimplemento e rescisão contratual
• Das Sanções Administrativas aplicáveis
• Extinção e rescisão do contrato administrativo

Lúcio Costa
Pós-graduação em Direito Público
Pós-graduação em Direito Público
Professor da Escola Nacional da Administração Pública (ENAP), professor da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), professor da Escola de Ead/PGR/MPF (Ministério Público Federal), professor/instrutor do MPT (Ministério Público do Trabalho), e professor colaborador em diversas Instituições (MCTI, BNB, CNPQ, MPDFT, etc) ministrando cursos na área de Convênios, Licitações e Contratos administrativos, e outros temas congêneres em cursos em EAD e presenciais.
Possui pós-graduação em Direito Público pela Universidade Metodista, pela Faculdade Processus e pela Escola da Magistratura do Distrito Federal.
Com experiência na área de Convênios, Licitações e Contratos Administrativos, atuou no Controle Interno do MMA, na Consultoria Jurídica do MPDFT, e na Assessoria Jurídica do Procurador-Geral do Trabalho.
Atualmente é servidor público, analista do Ministério Público da União/Apoio Jurídico/Direito com lotação na Procuradoria-Geral do Trabalho/MPT/MPU.
Participou dos Eventos Online e Ao Vivo: Semana de Capacitação em Excelência para a Aquisição Pública, 40hrs de Capacitação, realizado em agosto/2020, Seminário – Semana Nacional da contratação pública com foco na Nova Lei de Licitações e Contratos – Completo pela Licidata Cursos, 35hrs de Capacitação, realizado em agosto/2021, Semana Nacional de Capacitação em Excelência para a Aquisição Pública – Atualizado com a nova lei de licitações e contratos nº 14.133/21, 40hrs de Capacitação, realizado em novembro/2021, além de ministrar vários treinamentos pela empresa.
Curso ministrado em ambiente virtual e totalmente ao vivo.
Interação com o instrutor do curso em tempo real durante todo o curso ao vivo.
Treinamento realizado em 02 dias
Carga Horária Total: 16 horas de capacitação
Horários: período da manhã das 08:30h às 12:30h e das 14:00h às 18:00h
INCLUSO POR INSCRIÇÃO:
- Apostila do curso exclusiva com conteúdo específico disponibilizado totalmente online, enviada ao participante através de e-mail;
- Acesso a Plataforma virtual de ensino durante toda a duração do curso;
É vedada a captação de som ou imagem das aulas, bem como o seu compartilhamento por qualquer meio ou mídia; - Cada senha de acesso à sala virtual dá direito a um único acesso e certificação. A senha não deve ser compartilhada;
- Acompanhamento de monitor em sala para melhor atender os participantes, durante todo o treinamento;
- Será disponibilizado um Grupo de WhatsApp por 15 dias, para que todos os participantes possam tirar suas dúvidas;
- Certificado digital válido por todo Brasil e disponível em nosso site por tempo indeterminado, com conteúdo programático e carga horária;
-
Replay – As aulas poderão ser assistidas por até 7 dias após sua realização; mediante cadastro no sistema e autorização pela Licidata para o acesso (só será liberado o acesso aos alunos que participaram do treinamento)
PAGAMENTO
O pagamento da inscrição deverá ser efetuado em nome de:
RBR TREINAMENTOS E EVENTOS LTDA. CNPJ 25.406.054/0001-82
Envio de Nota de Empenho/Ordem de Serviço ou Autorização de Fornecimento, com posterior pagamento em uma das contas bancárias indicadas
Investimento por participante:
R$ 1.590,00
(um mil quinhentos e noventa reais)

BRADESCO (237)
Agência: 5750
Conta: 613154-9
PIX
- 25406054000182
Para o mercado privado, outras opções de pagamento estarão disponíveis, como:
• Boleto
• Transferência bancária ou Depósito